Não existe Gestão do Conhecimento !?!?

Acabei de ler um post na WebInsider com o título "Não existe gestão do conhecimento. É um mito", e achei interessante comenta-lo no blog.

O texto se baseia no paradigma de que somente podemos gestionar algo que é concreto; como livros, mercadorias, pessoas, etc. E segue comentando que não se faz gestão de algo que pode vir a ser, nem do futuro e nem do que passou. De que não é possível administrar sonhos, idéias e conhecimentos.

Eu discordo, porque podemos sim administrar sonhos, idéias e conhecimento. Lembre-se que sonhos, idéias e conhecimentos surgem, nascem... Porém após elas serem concebidas, podemos sim, gerencia-las e ajudá-las a se desenvolver. Em um grupo focado para isto, estas idéias, sonhos e conhecimentos podem agregar novas informações, e estas informações devem sim ser gerenciadas. Estas idéias, sonhos e conhecimentos podem até mesmo se desdobrar em outros sonhos, idéias e conhecimentos.

Ai então que a Web 2.0 pode nos ajudar a administrar tudo isto, de forma organizada, mantendo o conteúdo destas idéias e conhecimentos disponíveis a mais e mais pessoas, fazendo com que se multiplique, cresca e se potencialize. A forma como estas informações geradas destes sonhos, idéias e conhecimentos serão armazenadas, disponibilizadas, catalogadas e disseminadas é na verdade a gestão. Ah, poderíamos disponibilizar estas idéias em uma folha de papel e organiza-las em um caderno; perfeito, isto é gestão também, porém as ferramentas somente nos auxiliam a organiza-las de uma forma melhor, mais rápida e com maiores possibilidades de compartilhar.

Acredito que a gestão do conhecimento não acabe depois da idéia/sonho/conhecimento nascer, porque existe um ciclo até ela se consolidar (virar um produto) e este ciclo é uma gestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2

Outlook add-on com o IBM Verse - entenda como funciona