Como alterar o default route no seu MAC

Pois bem, hoje estou em um cliente trabalhando com o meu MAC. Meu Mac esta conectado na rede do cliente, que usa um endereço classe A (10.26.x.x). Estou conectado com o meu 3G no celular. Gostaria de usar como rota padrão a saída de rede do meu 3G, visto que a rede do cliente não tem acesso a internet.
Pois bem, para que isto aconteça temos que alterar as rotas de TCP/IP. Alterar a rota default 0.0.0.0 para sair pelo 3G. Com o comando "netstat -rn" você consegue visualizar qual a rede que esta como rota padrão. 

MacBook-Pro:~ user$ netstat -rn
Routing tables

Internet:
Destination        Gateway            Flags        Refs      Use   Netif Expire
default            192.168.0.254      UGSc           27        0     en1
default            10.26.32.254       UGScI           1        0     en0
default            link#10            UCSI            0        0   utun0

Podemos definir pesos para cada uma das rotas também. Em ambos os casos teríamos que remover uma rota ou alterar os pesos destas rotas. Tudo seria via linha de comando. Mas no MAC ele nos facilita isto e muito.

No MAC você deve abrir o "System Preferences", depois ir em "Networks". Ali você vai visualizar quais redes estão ativas e conectadas. Na lista de redes, existe um icone de preferências que você deve clicar e escolher a opção "Set Service Order". É ali que iremos alterar a preferência de redes para definir qual conexão será usada como padrão. É só arrastar para que ela seja a primeira, assim, alterando a ordem você irá usar esta rede para todos os endereços de rede que não sejam das redes internas que você esta usando hoje. 

Agora é só navegar.


Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Demo: IBM Watson Workspace for Marketing

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2