terça-feira, 25 de agosto de 2015

Definição de Procedimentos e Políticas

Quando falamos em procedimentos e políticas sempre nos lembramos de regras que devemos seguir. Para as empresas que já possuem certificações (ISO's) sabe muito bem do que estou falando.

Mas mesmo não tendo certificações o objetivo das políticas e procedimentos é fazer com que os colaboradores/pessoas saibam como funciona um determinado assunto e como ele deve agir para que esteja dentro destas regras.

As políticas e procedimentos tem como objetivo primordial definir como é que se deve agir sobre um determinado assunto. Como exemplo, sempre gosto de citar, a política de telefonia: nela deveríamos descrever quais as regras que se aplicam a liberação e gastos de celulares. Poderíamos incluir nesta política quem pode receber o celular da empresa, qual seria o gasto que ela poderia ter e definir o uso de cobrança, caso ultrapasse este valor. Também poderiam incluir qual formulário deveria ser utilizado para que em caso de excesso, seja descrito o motivo pelo qual gerou o excesso. É importante salientar que para os colaboradores, o uso do celular fica descrito e todos os que gostariam de receber um celular da empresa poderiam consultar antes a política para verificar se eles se enquadram no grupo que poderia receber o celular. Sendo tudo mais claro e transparente, não existem dúvidas, cobranças, etc.

Agora, é muito importante ter uma divulgação adequada destas políticas e procedimentos. Lembre-se que estas políticas e procedimentos devem estar disponíveis a todos os colaboradores, indistintamente da posição que ocupam. Existem muitas formas de fazer esta divulgação, e listo agora as mais comuns: palestras, murais, intranet, jornal interno, etc.

Outras políticas e procedimentos de TI que são importantes: cópias de segurança (onde/como/quando/quem), liberação de programas para produção, políticas de uso dos recursos computacionais, criação de usuários (rede/sistemas), etc.

Para nós de TI estas políticas e procedimentos são muito importantes, somente com elas escritas e divulgadas é que poderemos ter uma gestão mais forte. Com parceiros, RH por exemplo, podemos fazer com que estas políticas sejam implementadas com mais força ainda!

Qual a diferença entre o Customizer e o ICEC?

Links para tutoriais: Introduction to IBM Connections Customizer: Tutorial Part 1 Introduction to IBM Connections Customizer: Tutor...