Definição de Procedimentos e Políticas

Quando falamos em procedimentos e políticas sempre nos lembramos de regras que devemos seguir. Para as empresas que já possuem certificações (ISO's) sabe muito bem do que estou falando.

Mas mesmo não tendo certificações o objetivo das políticas e procedimentos é fazer com que os colaboradores/pessoas saibam como funciona um determinado assunto e como ele deve agir para que esteja dentro destas regras.

As políticas e procedimentos tem como objetivo primordial definir como é que se deve agir sobre um determinado assunto. Como exemplo, sempre gosto de citar, a política de telefonia: nela deveríamos descrever quais as regras que se aplicam a liberação e gastos de celulares. Poderíamos incluir nesta política quem pode receber o celular da empresa, qual seria o gasto que ela poderia ter e definir o uso de cobrança, caso ultrapasse este valor. Também poderiam incluir qual formulário deveria ser utilizado para que em caso de excesso, seja descrito o motivo pelo qual gerou o excesso. É importante salientar que para os colaboradores, o uso do celular fica descrito e todos os que gostariam de receber um celular da empresa poderiam consultar antes a política para verificar se eles se enquadram no grupo que poderia receber o celular. Sendo tudo mais claro e transparente, não existem dúvidas, cobranças, etc.

Agora, é muito importante ter uma divulgação adequada destas políticas e procedimentos. Lembre-se que estas políticas e procedimentos devem estar disponíveis a todos os colaboradores, indistintamente da posição que ocupam. Existem muitas formas de fazer esta divulgação, e listo agora as mais comuns: palestras, murais, intranet, jornal interno, etc.

Outras políticas e procedimentos de TI que são importantes: cópias de segurança (onde/como/quando/quem), liberação de programas para produção, políticas de uso dos recursos computacionais, criação de usuários (rede/sistemas), etc.

Para nós de TI estas políticas e procedimentos são muito importantes, somente com elas escritas e divulgadas é que poderemos ter uma gestão mais forte. Com parceiros, RH por exemplo, podemos fazer com que estas políticas sejam implementadas com mais força ainda!

Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Demo: IBM Watson Workspace for Marketing

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2