Mapas Mentais - Parte II

Todo e qualquer software ou hardware somente terá sua adoção a partir do momento em que vejamos nele algo interessante e que realmente poderá nos ajudar. Tentarei expor alguns resultados que podem ser obtidos com os mapas mentais, de forma que você possa saber se ele realmente poderá ser adotado por você.

1. Pré-estruturar e reestruturar rapidamente um produto semântico;
2. Integrar dinamicamente idéias produzidas por um grupo;
3. Registrar de forma sintética um procedimento, uma operação, uma discussão, entre outros;
4. Dispor de uma ferramenta para brainstorm, registrando tudo aquilo que se fala rapidamente;

Estes são alguns tópicos bastante interessantes relacionados aos mapas mentais, mas para mim, o que mais me auxilia é no momento em que procuro estruturar idéias e/ou documentar. Tive uma reunião onde deveria apresentar uma estudo sobre a adoção ou não de provedor para um determinado projeto Web. Esta reunião consistia na apresentação da análise realizada e utilizei um mapa mental para que pudesse organizar as idéias e orientar a apresentação. Com tópicos e sub-tópicos listados no mapa mental, explanei sobre a análise sem me perder e sem tirar o foco daquilo que era importante.

Tendo o mapa mental estruturado de forma de uma árvore, criei categorias e detalhamentos. Inclusive em alguns itens possuíam um hyperlink para um material mais detalhado.

O mapa mental estava sumarizado e organizado em seu conteúdo. Em muitos momentos da reunião o conteúdo era auto-explicativo, porém demonstrava que este tópico não havia sido esquecido.

Com o passar da reunião as pessoas entravam somente dentro dos tópicos que eles gostariam de maiores detalhes ou que lhes haviam causado alguma dúvida.

Como final, havia um nó do mapa mental contendo a conclusão onde nos levava a uma apresentação de powerpoint, bem resumida e objetiva. A apresentação foi um grande sucesso, não tive dúvidas que a ferramenta me ajudou e muito na elaboração e apresentação das idéias, e ficou muito claro a todos que estavam presentes.

Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Demo: IBM Watson Workspace for Marketing

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2