Criar usuários em lote no IBM SmartCloud

Quando você adquire a solução de SmartCloud da IBM você pode fazer a carga inicial dos seus usuários, assim você cria um arquivo de lotes e a IBM cria para você. Mas para que isto possa acontecer, você precisa solicitar a equipe de suporte do SmartCloud que seja habilitado um ftp para que você possa colocar o seu arquivo de carga dos usuários.

O primeiro passo que você deve executar é enviar um email para cloudcsg@us.ibm.com , o conteúdo do email por ser conforme o exemplo abaixo. Este passo é para "Requesting integration server enablement".


Hello ,

Let me introduce myself I’m Andre Cardoso (PreSales ICS) responsible to move NOME_DO_CLIENTE environment to IBM SmartCloud.

The  Administrator User is email_do_cliente and i need to register all users. I would like to perform a csv upload.

I read this link http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/SSL3JX/admin/IntegrationServer/llis_enablingllis_t.dita?lang=en and if we understood right i need request for you the permission to make a ftp upload. That’s right?

Do you have the steps to create the csv file and perform the file upload?

Thank you

Ele irá lhe responder o email confirmando que esta integração para o upload dos arquivos esta finalizada e operacional.

Agora você poderá criar o arquivo "csv" com as informações dos usuários que deseja incluir no IBM SmartCloud. O padrão do nome do arquivo é "customerId_sourceId_prv_seqnum.csv". Duas coisas que são importantes que gostaria de alertar. A primeira é o nome do arquivo de lote, pois o nome deve seguir um padrão que você pode ler neste link.  O padrão é iniciar com o código do cliente que você pode conseguir em "Admin->Manage Organization->Organization Acoount Settings" e no campo customer_id você terá o seu código de cliente. O source_id é um nome que você define para facilitar o seu entendimento. É importante salientar que para provisionamento de usuários o tipo, que é a próxima parte do arquivo, deve ser "PRV". E um número de sequência pode ser a data em segundos e você acha na internet neste link.  A cada novo upload de arquivo você deve incrementar este número sequencial.

Agora que já sabemos como será o nome do arquivo "csv", precisamos criar o conteúdo deste arquivo.

Para o conteúdo do arquivo, devemos seguir um modelo que é fornecido pela equipe do SmartCloud. Eu o recebi no email de confirmação que me foi enviado quando da resposta da equipe de SmartCloud sobre a liberação do ftp. No link temos uma explicação dos campos a serem informados no "csv".

Após confeccionar o arquivo conforme orientações acima, inclusive no nome do arquivo, você deve coloca-lo no ftp para que seja processado. Os parâmetros para acesso ao ftp podem ser conseguidos neste link.  De tempos em tempos o SmartCloud varre estes diretórios para processar a sua solicitação. Após a execução serão criados dois diretórios "_error" e "_report" onde as informações do arquivo processado estão disponíveis. É bem completo e lhe ajuda a entender caso ocorra algum erro.


Eu não cheguei a testar a opção de "Update", somente a opção "Add". Mas acredito que informações em lote possam ser atualizadas com a opção "Update". É questão de fazer um teste.

emailAddress,action,subscriptionId,subscriptionId2,givenName,familyName,language,timeZone,password,altEmailAddress,notesTemplate,notesDN,assignTo,department,jobTitle,country,telephone,mobile,fax,address,suppressInvitation,federationType
andlc@br.ibm.com,Add,571558,571561,Andre Luis,Cardoso,,,,,,,,IBM,,,,,,,,

Links úteis para este processo:


Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2

Outlook add-on com o IBM Verse - entenda como funciona