A importância da gestão do conhecimento


Retrospectiva
Até o século o final do XX o fator de produção mais relevante era o capital
Na metade do século XX a mão de obra passou a ser mais importante
Neste novo milênio o conhecimento é o fator de produção mais relevante
Informação é matéria prima para gerar conhecimento
Nova realidade, novo contexto
Empresas devem se adaptar a este novo contexto

Porque gerenciar o conhecimento?
Sendo um dos ativos mais importantes da empresa, temos que gerenciar este ativo

5 etapas fundamentais na gestão do conhecimento nas empresas
Compartilhamento de conhecimento
Criação de conceitos
Prova de conceitos
Elaboração de modelos
Disseminação interativa de conhecimentos

Compartilhamento de conhecimento
Fase mais critica
Quem constrói o conhecimento são pessoas
Conhecimento é tácito (tácito é procedural – meu jeito de fazer)
O conhecimento cresce quando compartilhado
Compartilhar o $$ empobrece, porém o conhecimento é o contrario
Quanto mais compartilho, mais rico fica este conhecimento
E quanto mais você compartilha, mais importante na rede você fica

Criação de conceitos
Tendo uma forma de 
Conceito é o meio que leva de um problema para a solução
Filosofia – cria conceitos (entender e compreender para dar uma solução)
Ciência – cria modelos para os conceitos (como fazer)

Prova de conceito
Aquele conceito deve ser avaliado para saber se é consistente

Elaboração de modelos
Desenvolver um protótipo,
Aqui é o concreto
Para ver se o conceito e o modelo podem ser aplicados
A realidade prática é sempre mais rica e muito mais complexa do que qualquer modelo ou teoria
A solução envolve um método (pratica)

Disseminação interativa de conhecimentos
A solução deve ser compartilhada
Aquilo que foi gerado por uma pessoa ou um grupo de pessoas deve ser compartilhado em toda a organização
Neste ponto é importante uma ferramenta que possa ajudar nesta disseminação

E a tecnologia, como ajuda?
Esta solução deve ser compartilhada
A ferramenta deve possibilitar de forma fácil e rápida que a organização saiba onde podem buscar estes conhecimentos
Estes conhecimentos, podem ser compartilhados através de pessoas ou da própria solução
Busca destes que detem conhecimento
Busca do próprio conhecimento
Fomentar as idéias - Blog de idéias

Mas e as pessoas?
Mudar o comportamento na empresa
Aprendizagem coletiva
Transformar conhecimento em outro conhecimento
Usar e aprimorar os conhecimentos

Melhores práticas
Isto vale muito para a área de RH
o Pessoas que podem compartilhar conhecimento
o O quanto elas estão interessadas em compartilhar conhecimento
Desenvolver um ambiente mais colaborativo
o Aumentar a confiança
o Inicia comigo compartilhando com quem eu mais confio
o O conhecimento é individual e compartilhando com alguém pode transformar e mudar a idéia
o A idéia pode crescer 
o Integrar com as ações
Motivar as pessoas a compartilhar as suas idéias. Pode começar com o nível mais alto da empresa
Gamefication?
Reconhecer o que as pessoas estão fazendo nesta área
Rede social corporativa – bons resultados

Próximos passos
Comece pela cultura
Busque uma ferramenta para apoiar as suas iniciativas
IBM Connections é líder em redes sociais corporativas

Algumas apresentações interessantes:


Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Demo: IBM Watson Workspace for Marketing

Instalando o IBM Connections 6 - Instalando o ksh93 (korn shell) para o DB2