Pular para o conteúdo principal

Mapas Mentais - Parte I

Mapas mentais são ferramentas, entre outras coisas, de pensamento, de organização, de visualização, de integração de conhecimentos. Assim como uma ferramenta comum expande sua força física e em geral sua capacidade de realizar consertos e produzir objetos, também os mapas mentais expandem sua inteligência nesses aspectos.

O autor de "Como a Mente Funciona" , Stephen Pinker, define a inteligência como:  a inteligência consiste em especificar um objetivo, avaliar a situação atual para saber como ela difere do objetivo e por em prática uma série de operações para reduzir a diferença.

Alguns benefícios que os Mapas Mentais podem nos proporcionar, e são eles:

Memorização

Os Mapas mentais nos facilitam a memorização dos conteúdos que estamos trabalhando, pois sabemos que imagens nos dão pistas importantes sobre os temas sugeridos, além de conseguir distribuir melhor as idéias.

Visão mais ampla e completa

Quantas vezes já nos deparamos com temas novos nos quais esquecemos? Ao ler um documento técnico por exemplo, chegamos no meio do artigo e não nos lembramos qual a lógica utilizada para chegar neste ponto.

O Mapa Mental permite colocar as informações relevantes em ordem de importância e até mesmo encadeada. Assim nossa mente é levada facilmente e rapidamente a remontar os detalhes do assunto que estamos trabalhando, facilitando a compreensão e até mesmo a lembrança.

O Mapa Mental não possui todos os detalhes, mas como o Mapa Mental nos leva através deste roteiro estruturado a nos recordar dos detalhes do assunto no qual estamos trabalhando.

Síntese e essência

Ao escrevermos um documento, nos utilizamos de uma série de preposições, artigos e conjunções, que fazem parte da nossa língua nativa e que necessitamos escrever para que esteja dentro das normas gramaticais, etc. Porém além do conteúdo essencial do documento, seguem várias informações que ajudam a explicar detalhes e que são em muitos momentos repetições reforçadoras.

Em um mapa mental bem elaborado, os símbolos são reduzidos ao mínimo necessário para representar as idéias relevantes para alguma compreensão ou ação.

Estruturação adequada

Estrutura é algo onipresente no nosso mundo. O ensino é estruturado em séries, anos, turmas, matérias, etc. Quando vamos externar estas informações o fazemos dentro de um estrutura.

Os Mapas Mentais nos proporcionam com facilidade externar estas informações de forma estruturada, facilitando a sua compreensão e ajudando muito no entendimento do que se deseja informar.

Em muitas apresentações os Mapas Mentais podem nos ajudar a seguir uma linha de raciocínio e fazer com que os demais também possam seguir esta mesma linha de pensamento. Além disto, facilita e muito ao interlocutor o passo a passo da sua apresentação, não tirando a trajetória do raciocínio do assunto trabalhado. Também facilita e em muitos casos, antecipa o entendimento do pensamento sobre o determinado assunto, aos demais presentes.

Conclusão

Os Mapas Mentais nos ajudam a organizar estruturadamente nossas idéias a respeito de determinados assuntos, facilitando assim o seu entendimento e lógica. Também ajudando muito no momento de relembrarmos um item importante do assunto tratado.

Links interessantes

FreeMind - Em Inglês
MapasMentais - Em Português
Conceitos - Em Português

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como adicionar uma rota no MAC OSX

Andres-MBP:~ a190468$ sudo route -n add -net 10.28.0.0/16 10.26.32.254 Password: ***** add net 10.28.0.0: gateway 10.26.32.254 Andres-MBP:~ a190468$  Andres-MBP:~ a190468$  Andres-MBP:~ a190468$ ping 10.28.236.125 PING 10.28.236.125 (10.28.236.125): 56 data bytes 64 bytes from 10.28.236.125: icmp_seq=0 ttl=120 time=3.796 ms 64 bytes from 10.28.236.125: icmp_seq=1 ttl=120 time=2.466 ms 64 bytes from 10.28.236.125: icmp_seq=2 ttl=120 time=2.392 ms Classe B com endereços 10.28.x.x com gateway 10.26.32.254.

Instalando IBM Connections 5, CR2 e IBM DOCs no Linux - Guias

Charles Price que é um dos integrantes da equipe L2 de suporte da IBM criou alguns guias de instalação de produtos IBM para o Linux. Aqui estão os guias: Installation guide IBM Connections 5.0 on Linux Installation guide IBM Connections 5.0 CR2 on Linux Installation guide IBM Docs 1.0.7 on IBM Connections 5.0 CR2 on Linux  IBM DOCs e CCM para o linux são dois tópicos mais difíceis de se encontrar material, sendo assim, fica a dica. Aqui a profile do Charles Price

Como alterar o default route no seu MAC

Pois bem, hoje estou em um cliente trabalhando com o meu MAC. Meu Mac esta conectado na rede do cliente, que usa um endereço classe A (10.26.x.x). Estou conectado com o meu 3G no celular. Gostaria de usar como rota padrão a saída de rede do meu 3G, visto que a rede do cliente não tem acesso a internet. Pois bem, para que isto aconteça temos que alterar as rotas de TCP/IP. Alterar a rota default 0.0.0.0 para sair pelo 3G. Com o comando "netstat -rn" você consegue visualizar qual a rede que esta como rota padrão.  MacBook-Pro:~ user$ netstat -rn Routing tables Internet: Destination        Gateway            Flags        Refs      Use   Netif Expire default            192.168.0.254      UGSc           27        0     en1 default            10.26.32.2...