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Não existe Gestão do Conhecimento !?!?

Acabei de ler um post na WebInsider com o título "Não existe gestão do conhecimento. É um mito", e achei interessante comenta-lo no blog. O texto se baseia no paradigma de que somente podemos gestionar algo que é concreto; como livros, mercadorias, pessoas, etc. E segue comentando que não se faz gestão de algo que pode vir a ser, nem do futuro e nem do que passou. De que não é possível administrar sonhos, idéias e conhecimentos. Eu discordo, porque podemos sim administrar sonhos, idéias e conhecimento. Lembre-se que sonhos, idéias e conhecimentos surgem, nascem... Porém após elas serem concebidas, podemos sim, gerencia-las e ajudá-las a se desenvolver. Em um grupo focado para isto, estas idéias, sonhos e conhecimentos podem agregar novas informações, e estas informações devem sim ser gerenciadas. Estas idéias, sonhos e conhecimentos podem até mesmo se desdobrar em outros sonhos, idéias e conhecimentos. Ai então que a Web 2.0 pode nos ajudar a administrar tudo isto, de f...

Definir metas e métricas, não é um luxo é uma necessidade

É tão comum afirmar que a indústria de TI é a única que possui a capacidade de afetar a produtividade de todas as demais áreas da economia, incluindo-se os vários níveis de governo, que nenhuma autoridade de governo, analista de mercado ou profissional da área se atreve a negar esta afirmação. Entretanto, há uma enorme distância entre reconhecer o potencial da TI e de fato tirar proveito dele. Em muitas empresas TI é vista apenas como um centro de custo e para mudar esta visão somente com informações e dados concretos. Uma parada de um CPD ou de um servidor importante, como mensurar isto? Qual o impacto disto na corporação? Imagine agora você levando dados e informações que algo deste tipo poderia ocorrer em sua empresa, e que você já havia alertado; e que este investimento estaria sendo postergado por algum motivo. Claro que o investimento seria aprovado rapidamente agora, mas mais do que isto, você teria muito mais eco em suas solicitações seguintes. Mas para isto, você deve ...

Mapas Mentais - Parte II

Todo e qualquer software ou hardware somente terá sua adoção a partir do momento em que vejamos nele algo interessante e que realmente poderá nos ajudar. Tentarei expor alguns resultados que podem ser obtidos com os mapas mentais, de forma que você possa saber se ele realmente poderá ser adotado por você. 1. Pré-estruturar e reestruturar rapidamente um produto semântico; 2. Integrar dinamicamente idéias produzidas por um grupo; 3. Registrar de forma sintética um procedimento, uma operação, uma discussão, entre outros; 4. Dispor de uma ferramenta para brainstorm, registrando tudo aquilo que se fala rapidamente; Estes são alguns tópicos bastante interessantes relacionados aos mapas mentais, mas para mim, o que mais me auxilia é no momento em que procuro estruturar idéias e/ou documentar. Tive uma reunião onde deveria apresentar uma estudo sobre a adoção ou não de provedor para um determinado projeto Web. Esta reunião consistia na apresentação da análise realizada e utilizei um map...

Mapas Mentais - Parte I

Mapas mentais são ferramentas, entre outras coisas, de pensamento, de organização, de visualização, de integração de conhecimentos. Assim como uma ferramenta comum expande sua força física e em geral sua capacidade de realizar consertos e produzir objetos, também os mapas mentais expandem sua inteligência nesses aspectos. O autor de "Como a Mente Funciona" , Stephen Pinker, define a inteligência como:  a inteligência consiste em especificar um objetivo, avaliar a situação atual para saber como ela difere do objetivo e por em prática uma série de operações para reduzir a diferença. Alguns benefícios que os Mapas Mentais podem nos proporcionar, e são eles: Memorização Os Mapas mentais nos facilitam a memorização dos conteúdos que estamos trabalhando, pois sabemos que imagens nos dão pistas importantes sobre os temas sugeridos, além de conseguir distribuir melhor as idéias. Visão mais ampla e completa Quantas vezes já nos deparamos com temas novos nos quais esquecemo...

Definição de Procedimentos e Políticas

Quando falamos em procedimentos e políticas sempre nos lembramos de regras que devemos seguir. Para as empresas que já possuem certificações (ISO's) sabe muito bem do que estou falando. Mas mesmo não tendo certificações o objetivo das políticas e procedimentos é fazer com que os colaboradores/pessoas saibam como funciona um determinado assunto e como ele deve agir para que esteja dentro destas regras. As políticas e procedimentos tem como objetivo primordial definir como é que se deve agir sobre um determinado assunto. Como exemplo, sempre gosto de citar, a política de telefonia: nela deveríamos descrever quais as regras que se aplicam a liberação e gastos de celulares. Poderíamos incluir nesta política quem pode receber o celular da empresa, qual seria o gasto que ela poderia ter e definir o uso de cobrança, caso ultrapasse este valor. Também poderiam incluir qual formulário deveria ser utilizado para que em caso de excesso, seja descrito o motivo pelo qual gerou o excesso. É ...