Retrospectiva
• Até o século o final do XX o fator de produção mais relevante era o capital
• Na metade do século XX a mão de obra passou a ser mais importante
• Neste novo milênio o conhecimento é o fator de produção mais relevante
• Informação é matéria prima para gerar conhecimento
• Nova realidade, novo contexto
• Empresas devem se adaptar a este novo contexto
Porque gerenciar o conhecimento?
• Sendo um dos ativos mais importantes da empresa, temos que gerenciar este ativo
5 etapas fundamentais na gestão do conhecimento nas empresas
• Compartilhamento de conhecimento
• Criação de conceitos
• Prova de conceitos
• Elaboração de modelos
• Disseminação interativa de conhecimentos
Compartilhamento de conhecimento
• Fase mais critica
• Quem constrói o conhecimento são pessoas
• Conhecimento é tácito (tácito é procedural – meu jeito de fazer)
• O conhecimento cresce quando compartilhado
• Compartilhar o $$ empobrece, porém o conhecimento é o contrario
• Quanto mais compartilho, mais rico fica este conhecimento
• E quanto mais você compartilha, mais importante na rede você fica
Criação de conceitos
• Tendo uma forma de
• Conceito é o meio que leva de um problema para a solução
• Filosofia – cria conceitos (entender e compreender para dar uma solução)
• Ciência – cria modelos para os conceitos (como fazer)
Prova de conceito
• Aquele conceito deve ser avaliado para saber se é consistente
Elaboração de modelos
• Desenvolver um protótipo,
• Aqui é o concreto
• Para ver se o conceito e o modelo podem ser aplicados
• A realidade prática é sempre mais rica e muito mais complexa do que qualquer modelo ou teoria
• A solução envolve um método (pratica)
Disseminação interativa de conhecimentos
• A solução deve ser compartilhada
• Aquilo que foi gerado por uma pessoa ou um grupo de pessoas deve ser compartilhado em toda a organização
• Neste ponto é importante uma ferramenta que possa ajudar nesta disseminação
E a tecnologia, como ajuda?
• Esta solução deve ser compartilhada
• A ferramenta deve possibilitar de forma fácil e rápida que a organização saiba onde podem buscar estes conhecimentos
• Estes conhecimentos, podem ser compartilhados através de pessoas ou da própria solução
• Busca destes que detem conhecimento
• Busca do próprio conhecimento
• Fomentar as idéias - Blog de idéias
Mas e as pessoas?
• Mudar o comportamento na empresa
• Aprendizagem coletiva
• Transformar conhecimento em outro conhecimento
• Usar e aprimorar os conhecimentos
Melhores práticas
• Isto vale muito para a área de RH
o Pessoas que podem compartilhar conhecimento
o O quanto elas estão interessadas em compartilhar conhecimento
• Desenvolver um ambiente mais colaborativo
o Aumentar a confiança
o Inicia comigo compartilhando com quem eu mais confio
o O conhecimento é individual e compartilhando com alguém pode transformar e mudar a idéia
o A idéia pode crescer
o Integrar com as ações
• Motivar as pessoas a compartilhar as suas idéias. Pode começar com o nível mais alto da empresa
• Gamefication?
• Reconhecer o que as pessoas estão fazendo nesta área
• Rede social corporativa – bons resultados
Próximos passos
• Comece pela cultura
• Busque uma ferramenta para apoiar as suas iniciativas
• IBM Connections é líder em redes sociais corporativas
Algumas apresentações interessantes:
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